
Leiam e partilhem!
Assiste-se hoje nas redes sociais, televisão e outros veículos de comunicação um infindável cenário de caos e terror que os novos, não sei se auto-cientistas ou profetas andam a aproveitar a “onda” para propagar deliberadamente.
Não devemos e nem podemos avançar de forma deliberada e infame, sem real escrutínio e base em fontes cientificas, tirarmos e partilharmos as nossas próprias conclusões, só porque nos apetece escrever…ontem perdi o meu tempo para ler um artigo escrito por um matemático, num prestigiado canal de informação (que acabou por dar lugar a uma entrevista no jornal da noite num outro canal de televisão, coisas como: “imunidade zero (como é o caso do Coronavírus)”, sem termos reunidas informações dos vários profissionais da área (infectologista, virologista, matemáticos, biólogos e todos os outros elementos necessários à elaboração de um estudo, que nos permita a data de hoje sustentar cientificamente este tipo de afirmação. Não podemos falar em demografia, sem falar de geografia, história e outras áreas de relevância para um estudo sólido. Um estudo matemático como no caso apresentado, trabalha com variáveis e estas variáveis para o estudo em causa, para bom rigor das estimativas, teriam de ter em consideração um conjunto de fatores, não mencionados aqui, posição geográfica, fatores sobre as medidas já aplicadas e etc e não vir cheio de emoções, dramas e comentários que em nada ajudam o cenário atual que vivemos.
E demasiado pretencioso nos dias de hoje, fazer afirmações com base na nossa opinião pessoal e dizer: “Não tenha o leitor a menor dúvida: está a aproximar-se de Portugal um gigantesco tsunami com um potencial de destruição humana inimaginável. Muitas pessoas ainda vivem como se estivéssemos numa calma expectativa de que talvez ele passe ao largo. Não tenha ilusões: ele está aí a rebentar, já esta semana.” A isso chama-se semear o pânico e o horror.
Todos sabemos que a humanidade está perante uma situação crítica, mas vamos com certeza ultrapassar, como ou melhor já ultrapassamos outras muitas catástrofes pela qual já passamos.
Temos é de confiar nos diversos profissionais e governos, em Portugal e no mundo, altamente empenhados em resolver o problema que temos em mãos. Fazermos a nossa parte enquanto cidadãos, seguindo as orientações e deixarmo-nos de valorizar o que dizem os outros sem propriedade para tal. Vamos focar as nossas energias em coisas positivas e tentar manter a rotina diária tão normal quanto possível.
Querem estar informados sobre o panorama do Coronavírus? Leiam informações de fontes fidedignas, os sites da OMS, CDC, DGS e Ministério da Saúde têm sido atualizado diariamente com o que se passa e posso-vos assegurar que a informação que lá têm é a melhor e mais credível.
Nos links abaixo encontrarás toda a informação necessária para saberes como andam as coisas no nosso país e no mundo sem a influência de emoções, opiniões e pseudo sábios:
Site DGS: https://www.dgs.pt/
Ministério da Saúde: https://covid19.min-saude.pt
Dashboard Covid-19 Portugal: https://esriportugal.maps.arcgis.com/…/opsdashb…/index.html…
Dashboard Covid-19 Mundial: https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html…
Covid-19 Spread: https://www.healthmap.org/covid-19/
Site Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int/emergen…/diseases/novel-coronavirus-2019
Site do governo com soluções de Teletrabalho: https://covid19estamoson.gov.pt/teletrabalho/
Site CDC: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-nCoV/index.html
Confiem, protejam-se e fiquem bem.
